Uma história com Parkinson
Sem perceber, desde muito cedo fui familiarizada com sintomas da Doença de Parkinson: primeiro meu avô começou a tremer um polegar. Com o passar do tempo outros sintomas além do tremor ficaram mais evidentes, como a lentidão, dificuldade para andar ou fazer alguns movimentos corporais, alteração no seu modo de falar e de escrever. 20 anos se passaram depois do diagnóstico e eu pude acompanhar as fases da doença além dos livros de medicina.👴
Hoje, 11 de Abril, é considerado o dia internacional de conscientização sobre a Doença de Parkinson, que é marcada principalmente pela lentidão dos movimentos, rigidez muscular, tremor e instabilidade postural. A Doença de Parkinson é uma doença degenerativa causada por uma diminuição da produção de dopamina, que é um neurotransmissor (substância química que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas). A dopamina ajuda na realização dos movimentos voluntários do corpo de forma “automática” (não precisamos pensar em cada movimento que nossos músculos realizam). Na falta dela, o controle motor é dificultado, causando os sintomas.
Existem medicações para o controle dos sintomas, porém a prática regular de exercício físico e a reabilitação são essenciais para o tratamento. O acompanhamento multidisciplinar e a participação da família são peças-chave!
Quando me perguntam sobre esse assunto, costumo dizer que eu tenho uma história com Parkinson. 🕓